CGIP Prémio de Satisfação do Cliente 2022

A satisfação do cliente é um dos pilares mais importantes para o crescimento e longevidade de uma empresa. Um cliente satisfeito irá regressar, recomendar e manter – se leal aquele estabelecimento.
O Consumer Guidance Institute Portual criou, recentemente, o Prémio Satisfação do Cliente Português, inquirindo os consumidores nacionais acerca das suas marcas e empresas favoritas. Com o COVID 19 a influenciar o nosso quotidiano, o Prémio Satisfação do Cliente Português concentrou – se apenas em sectores que não foram tão influenciados negativamente pela actual situação vivida. Tentamos, desse modo, evitar os potenciais impactos negativos desta situação na satisfação do cliente.
O Prémio Satisfação do Cliente Português foi conduzido em 17 sectores relacionados com o consumo, muitos deles online. O estudo baseia-se exclusivamente na opinião e percepção dos clientes portugueses. Para medir a sua satisfação, recorremos ao nosso modelo proprietário, que já é utilizado em toda a Europa.
A nossa metodologia
A satisfação do cliente é medida por quatro critérios principais:
- Experiência do cliente: centrada nas experiências globais dos consumidores e casos especificos que consideramos importante
- Serviço ao cliente: focado no atendimento prestados e nos próprios colaboradores
- Leque de ofertas: com destaque para os produtos disponíveis
- Relação preço / qualidade
A satisfação global do cliente difere de sector para sector: enquanto a satisfação dos clientes com livrarias é maior (7,67 numa escala de 1 a 10), a satisfação com postos de combustível é menor (6,86). Há muitos factores que levam a essas oscilações; enquanto uma ida à livraria pode ser visto como algo prazeroso, uma deslocação às bombas é, muitas vezes, visto apenas como necessário. Outro exemplo são os preços: Muitos clientes não gostam que os preços dos combustíveis difiram de tempos a tempos e não estão muito satisfeitos o preço praticado.
Explicação
O gráfico mostra a satisfação média do cliente por sector. Os níveis de satisfação variam tipicamente em função da complexidade do produto: Quanto mais complexos, mais baixos são os níveis de satisfação.
Fonte: Prémio de Satisfação do Cliente 2022
No total, foram analisadas 117 marcas no Prémio de Satisfação do Cliente Português, com uma média de seis empresas por sector de actividade. Para o prémio foram apenas analisadas as maiores empresas portuguesas do respectivo sector.
O prémio compreende as seguintes categorias:
- Satisfação total
- Melhor preço / qualidade
- Melhor serviço de apoio ao cliente
- Escolha sénior (apenas em categorias seleccionadas)
- Escolha mulheres | homens (apenas em categorias seleccionadas)
Os vencedores do Prémio de Satisfação do Cliente
Pode fazer o download do relatório completo do Prémio de Satisfação do Cliente Português 2022 no link abaixo.
Os vencedores do prémio com a maior satisfação do cliente nas suas respectivas categorias são (por ordem alfabética):
- Hospitais privados: Hospital da Luz
- Livrarias – lojas fisicas e online: Livraria Bertrand
- Loja online de Informática: pcdiga.com
- Loja online para bebés: Chicco
- Loja online para posters e quadros: desenio.pt
- Lojas de acessórios: Pandora
- Lojas de artigos para animais de estimação: Quatro Patas
- Lojas de brinquedos: Toys R Us
- Lojas de colchões: Columex
- Lojas de conveniência (em postos de abastecimento): Pingo Doce | Pingo Doce
- Lojas de decoração: Espaço Casa
- Lojas online de álbuns de fotografias: dreambooks.pt
- Lojas online de artigos para animais de estimação: tiendanimal.pt
- Lojas online de electrodomésticos: worten.pt
- Lojas online de saúde, higiene e bem estar: farmaciasportuguesas.pt
- Postos de abastecimento: Pingo Doce
- Serviços de entrega de refeições ao domicílio: Uber eats