Acesso à Internet em casa: Muitas famílias portuguesas têm cabo de fibra

O acesso à Internet tornou-se muito importante, para muitas famílias, não só em Portugal. A leitura de notícias, jogos, compras e ver televisão – ou videoclipes – é feita através da Internet. Os meios de acesso à Internet, no entanto, diferem fortemente de país para país. Neste aspecto, Portugal encontra-se numa posição muito boa.
No final de 2019, mais de 50% de todo o acesso à Internet de banda larga era através de fibra óptica (FTTH), seguido de cabo coaxial e ADSL. Com 7% de quota, a LTE também desempenha um papel significativo no fornecimento de acesso à Internet em locais fixos. O satélite não desempenha qualquer papel de destaque no mercado nacional.
No final de 2019, 80,6% das famílias portuguesas tinham alguma forma de acesso à Internet de banda larga, o que representa um aumento de cerca de 4% em relação ao ano passado. Ainda assim, cerca de 20% não têm Internet de banda larga em casa.
A MEO é a principal fornecedora de banda larga fixa em Portugal (40,3%), seguida pela NOS com 35,7%. A Vodafone, que é o concorrente com o crescimento mais rápido, temdetem agora uma quota de 20%. Já a NOWO conta com apenas 3,7% de quota de mercado. Os outros fornecedores respresentam cerca de 0,5% do total. Em 2019, a NOS é um pouco mais forte no segmento residencial e muito próxima da MEO em termos de subscrição.
Olhando para os segmentos de acesso, a MEO é líder no segmento de fibra óptica (quota de 55,9%) e no segmento ADSL (quota de 89,5%), enquanto que a NOS domina os cabos coaxiais (quota de 87,8%) e o acesso LTE para Internet estacionária (quota de 64,1%).
No nosso teste exaustivo, analisámos em pormenor as principais telecomunicações portuguesas.
Analisando detalhamente estes dados, concluimos que a competição no acesso à Internet de banda larga tem sido principalmente uma competição nos métodos de acesso. Actualmente, no segmento das fibras ópticas, há mais concorrência. À medida que a fibra cresce, mais os consumidores portugueses irão beneficiar da concorrência neste segmento.
Para escolher a melhor empresa e ofertas para o acesso à Internet de banda larga, os consumidores portugueses precisam de fazer alguma pesquisa. Não é fácil comparar ofertas, uma vez que muitos pacotes de ofertas são oferecidos e é complexo comparar todos os aspectos relevantes do serviço.