Como é que os consumidores portugueses planeiam as suas férias?

Como é que os consumidores portugueses planeiam as suas férias?

No que diz respeito à forma como os portugueses organizaram as suas viagens em 2018, dentro e fora de Portugal, apenas 6,3% foram realizadas com recurso a agências de viagens ou operadores turísticos, contrastando com 93,7% de viagens planeadas de forma autónoma e/ou sem marcação.

Deste último grupo, 26,2% das viagens foram marcadas antecipadamente e “diretamente” pelos indivíduos, revelando um aumento de 12,2% face ao ano anterior. Em contrapartida, 67,5% das viagens foram feitas “sem qualquer tipo de marcação”.

Fonte: INE 2018

O recurso aos serviços das agências de viagens ou operadores turísticos foi superior nas deslocações ao estrangeiro (33,1%), e de menor expressão nas deslocações em Portugal (2,9%). Estes serviços revelaram maior expressão no conjunto de deslocações por motivos “profissionais ou de negócios”. O planeamento “parcial” através das agências de viagens / operadores turísticos ocorreu em apenas 3,6% do total das viagens, da mesma forma que a organização das mesmas com “tudo incluído” através destes serviços ocorreu em 2,7% das viagens.

O planeamento de uma viagem, independente do destino e do motivo que a origina, é uma fase muito essencial de todo o processo que é viajar. Por isso é importante conhecer as melhores formas de planificar a sua viagem, reduzindo custos e assegurando-se que tudo decorre com tranquilidade. A CGIP está a fornecer testes e conselhos úteis para apoiar os consumidores nesse sentido.