Novas matrículas de automóveis em Portugal 2010 – 2019: Diesel está em declínio

Novas matrículas de automóveis em Portugal 2010 -  2019: Diesel está em declínio

Em Portugal, os automóveis a Diesel ainda dominavam o mercado de automóveis novos em 2019. 49% das novas matrículas de todos os veículos ligeiros (automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros) tinham motor diesel, enquanto 42% tinham um a gasolina. Os motores híbridos representam 6% do mercado e os automóveis eléctricos apenas 3%. Os restantes 1% pertencem a carros movidos a GPL. Pelo menos 10% do mercado automóvel novo em Portugal tem um motor amigo do ambiente.

Olhando apenas para os automóveis de passageiros, a quota de mercado do gasóleo está a diminuir fortemente. Há dois anos atrás, em 2017, o gasóleo tinha uma quota de mercado de 61% nas matrículas de automóveis novos de passageiros. Em 2019, esta quota desceu para 40%. A gasolina cresceu de 34% para 49% e outras energias (elétrica, híbrida, plug-in, GLP) cresceram de 4,5% para 10,8%. Neste sector não comercial, a tendência é clara. 2019 foi o primeiro ano, desde há muito tempo, em que foram vendidos mais automóveis de passageiros a gasolina em Portugal do que automóveis a gasóleo. Tendo em conta os veículos comerciais ligeiros, o gasóleo ainda não está morto.

As nossas estatísticas mostram a quota de mercado de veículos a gasóleo, gasolina e outros de 2010 a 2019. Para mais detalhes sobre as quotas de mercado dentro do segmento dos motores alternativos, visite as respectivas estatísticas.

Fonte: ACAP, estimativa CGIP