Os bancos são um importante canal de vendas de produtos de seguros

Os bancos são um importante canal de vendas de produtos de seguros

Existem cerca de 40 companhias de seguros originárias de Portugal e cerca de 30 sucursais de companhias de seguros estrangeiras. Para além disso, quase 600 outras companhias oferecem os seus produtos de seguros em Portugal. A oferta é extensa.

Todas as companhias de seguros precisam de vender os seus produtos de alguma forma aos consumidores portugueses. As principais escolhas são a venda directa e a venda através de intermediários como corretores de seguros ou bancos. Equanto a venda directa ainda não é o principal meio, os bancos e os corretores de seguros são os mais comuns.

Para os seguros de vida, como seguros de vida-risco e seguros ligados a fundos de investimento, os bancos são os canais de venda preferidos e de maior sucesso. Mais de 70% dos novos contratos são gerados através de bancos. Apenas 10% dos novos contratos são gerados através de canais de venda directa das companhias de seguros. No caso dos PPR (planos poupança reforma) seguros de vida, os bancos chegam a representar 85% e os corretores quase 12%.

Explicação

O gráfico mostra as quotas de diferentes canais de venda de produtos de seguros de vida em Portugal em 2020. O método indirecto é o que gera a maioria dos novos contratos.

Fonte: ASF, 2020

No caso dos seguros não-vida, os corretores de seguros são o principal canal de vendas, seguidos pelos bancos. O canal de vendas próprio das seguradoras portuguesas representa, frequentemente, menos de 10%. As vendas por telefone e pela Internet das companhias de seguros ainda não estão bem desenvolvidas. O seguro automóvel é o único produto de seguros vendido através das companhias de seguros por telefone ou pela Internet com uma quota notável (3,5%).