Os bancos são um importante canal de vendas de produtos de seguros
Existem cerca de 40 companhias de seguros originárias de Portugal e cerca de 30 sucursais de companhias de seguros estrangeiras. Para além disso, quase 600 outras companhias oferecem os seus produtos de seguros em Portugal. A oferta é extensa.
Todas as companhias de seguros precisam de vender os seus produtos de alguma forma aos consumidores portugueses. As principais escolhas são a venda directa e a venda através de intermediários como corretores de seguros ou bancos. Equanto a venda directa ainda não é o principal meio, os bancos e os corretores de seguros são os mais comuns.
Para os seguros de vida, como seguros de vida-risco e seguros ligados a fundos de investimento, os bancos são os canais de venda preferidos e de maior sucesso. Mais de 70% dos novos contratos são gerados através de bancos. Apenas 10% dos novos contratos são gerados através de canais de venda directa das companhias de seguros. No caso dos PPR (planos poupança reforma) seguros de vida, os bancos chegam a representar 85% e os corretores quase 12%.
Explicação
O gráfico mostra as quotas de diferentes canais de venda de produtos de seguros de vida em Portugal em 2020. O método indirecto é o que gera a maioria dos novos contratos.
Fonte: ASF, 2020
No caso dos seguros não-vida, os corretores de seguros são o principal canal de vendas, seguidos pelos bancos. O canal de vendas próprio das seguradoras portuguesas representa, frequentemente, menos de 10%. As vendas por telefone e pela Internet das companhias de seguros ainda não estão bem desenvolvidas. O seguro automóvel é o único produto de seguros vendido através das companhias de seguros por telefone ou pela Internet com uma quota notável (3,5%).