Preços para medicamentos mais baratos nos supermercados

Preços para medicamentos mais baratos nos supermercados

Desde 2006, os medicamentos podem ser vendidos por outros retalhistas que não as farmácias – se forem aprovados pela Inframed. Este regulamento é limitado a medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM). Existem mais de 1.300 retalhistas em Portugal que vendem medicamentos não sujeitos a receita médica. E alguns dos maiores retalhistas de mercearia estão entre estas chamadas parafarmácias.

Com esta concorrência, as farmácias precisam de se certificar de que oferecem bons preços. Mas a concorrência é forte, muitas vezes com várias centenas de lojas. Estas grandes empresas podem ser capazes de comprar mais barato e em menos quantidade a preços mais baixos.

A Deco, organização portuguesa de defesa do consumidor, tem comparado os preços dos medicamentos não sujeitos a receita médica nos supermercados e nas farmácias. Esta é uma questão importante, pois os consumidores portugueses devem saber onde conseguem os melhores preços para os mesmos produtos.

No entanto, a resposta não é assim tão fácil. Em média, a Deco descobriu que supermercados como Pingo Doce, Auchan & Jumbo ou El Corte Ingles vendem medicamentos a um nível de preços 9% inferior ao das farmácias. No entanto, essa é a economia média que um consumidor pode ter ao comprar remédios em supermercados.

Aqui você pode obter uma visão geral sobre as maiores parafarmácias em Portugal.

analisando mais atentamente, verifica-se que, os preços mais baratos podem ser encontrados nas farmácias – assim como os preços mais altos. Portanto, as farmácias não são mais caras em geral. Até se pode obter melhores preços nas farmácias, mas é necessário fazer uma comparação de preços.

Naturalmente, o panorama retalhista português é uma força motriz por detrás desta situação: Embora existam muitas cadeias de supermercados com preços uniformes para os produtos, quase não existem farmácias com um único proprietário: O número de farmácias a serem propriedade de uma pessoa ou empresa é limitado a 4. As grandes cadeias são franquias ou redes de marketing, que estabelecem os seus preços como querem. Portanto, não há uma estratégia de preços uniforme nas farmácias e os consumidores precisam de fazer compras para obter os melhores negócios.