Principais motivos para as viagens dos portugueses

Principais motivos para as viagens dos portugueses

Nas principais motivações que levam os portugueses a viajar, encontram-se: “lazer, recreio ou férias”, “visita a familiares ou amigos, motivos “profissionais ou negócios”, “saúde” e “religião”.

As nossas estatísticas mostram em detalhe os motivos das viagens dos consumidores portugueses em 2018.

Em 2018, 48% da população residente em Portugal efetuou, pelo menos, uma viagem turística (4,9 milhões de indivíduos), cuja principal motivação foi “lazer, recreio ou férias” para 3,7 milhões de residentes (36,1% da população). A “visita a familiares ou amigos” justificou a deslocação turística de 2,3 milhões de indivíduos (21,9% da população residente), enquanto que os motivos “profissionais ou de negócios” constituíram motivo de viagem para 589,6 mil residentes (5,7% da população).

Fonte: INE 2018

No que diz respeito ao volume de deslocações, em 2018 os residentes efetuaram no total 22,1 milhões de deslocações turísticas, revelando um crescimento de 4,2% face a 2017. “Lazer, recreio ou férias”, justificou 10,3 milhões de viagens, seguido da “visita a familiares ou amigos”, com 9,1 milhões de viagens (41,4%), e dos motivos “profissionais ou negócios”, com 1,8 milhões de viagens (8,3%). As deslocações por motivos de “saúde”, “religião” ou quaisquer “outros” justificaram apenas 40 mil (0,2%), 215 mil (1%) e 592 mil viagens (2,7%), respetivamente.

Independentemente do que leva cada consumidor português a viajar, é útil saber como organizar mais facilmente as suas deslocações, bem como o que devem ter em conta para reduzir custos e viajar em segurança. A CGIP está a fornecer testes e conselhos úteis para apoiar os consumidores nesse sentido.