Agências de Viagem Online – Escolha a melhor e tenha umas merecidas férias

Agências de Viagem Online – Escolha a melhor e tenha umas merecidas férias

Ir de férias é um dos momentos mais esperados para a grande maioria das pessoas. Com o mundo cada vez mais globalizado e com mais acesso à informação, o planeamento desse tão esperado momento pode-se tornar um bicho de sete cabeças. As ofertas são muitas e as possibilidades ínfimas. Os operadores de turismo podem ser uma ótima opção para aliviar o stress pré-férias. As tradicionais agências de viagem continuam a ter um papel importante, e pode consultar quais as mais recomendadas aqui.

Caso prefira ter uma maior liberdade e independência, pode sempre recorrer às agências e motores de busca especializados em viagens. Mas até aqui, as opções são muitas. Para que não fique de cabeça perdida, a Consumer Guidance Institute Portugal testou as principais agências online a operar em Portugal, para que possa fazer a escolha acertada e usufruir ao máximo das suas férias.

Durante 2 meses, testámos 10 agências e motores de busca especializados em viagens, sendo essas:

  • abreu.pt
  • abreuexpress.com
  • bestravel.pt
  • destinia.pt
  • edreams.pt
  • geostar.pt
  • kayak.pt
  • logitravel.pt
  • momondo.pt
  • topatlantico.pt

Para estimarmos os melhores resultados, avaliámos quatro categorias, tendo cada uma o seu “vencedor”. Para o cálculo final, cada uma das categorias exerceu um peso diferente conforme os nossos parâmetros.

 Atendimento ao cliente: Como é o atendimento e apoio ao Cliente quer pelo telefone quer pelo próprio site (20% da classificação total).

Preços: Antes e depois de selecionar a opção pretendida, diferença entre agências (25% da classificação total).

Oferta: Simulamos vários cenários para ver qual tinha a maior oferta e diversidade (20% da classificação total).

Site: É o site user-friendly e claro, reservas, exibição de resultados (35% da classificação total).

Cada marca foi analisada pelos nossos colaboradores, recorrendo a padrões e métricas rigorosas. No caso no apoio pelo telefone, recorreu-se a chamadas mistério, onde foram feitas 5 chamadas para cada empresa.  Cada uma das chamadas testava um diferente cenário, onde se questionava algumas perguntas referentes a viagens como métodos de pagamento e deslocamento aeroporto – hotel, entre outros.

Para a análise da oferta, escolhemos 5 destinos diferentes: Palma de Maiorca (Espanha), Creta (Grécia) Maurícia, Buenos Aires (Argentina) e Japão. Já para os resultados do Preço, recorremos a 10 cenários. Para ambos, testámos pacotes de Voo + Hotel, para casal, casal com um filho e casal com 2 filhos. Quando à duração da viagem, escolhemos 6 noite & 7 dias ou 14 noites & 15 dias.

O Preço é a categoria com melhores resultados globais

O Preço é um dos fatores mais importantes quando se está a planear umas férias. Toda a gente tem um orçamento que gostava de manter, mas ao mesmo tempo também quer poder aproveitar e se divertir. As empresas têm noção disso e têm isso em conta ao apresentar as ofertas.

De todas as categorias avaliadas, o preço foi a que obteve a melhor classificação global. Foi também a única apresentar valores acima dos 80%, tendo três agências/motores de busca apresentado resultados muito bons (com valores superiores a 90%).

Como já referido brevemente acima, para podermos obter os melhores resultados, testámos dez cenários com diferentes composições – casal, casal e 1 filho, casal e 2 filhos. Todos os cenários incluíam Voo + Hotel. Os destinos selecionados foram: Palma de Maiorca (Espanha) Creta (Grécia), Mauricia, Buenos Aires (Argentina), Japão, Amesterdão (Holanda), Dubrovnik (Croácia), Hurghada (Egipto), Rio de Janeiro (Brasil) e Singapura. Os Aeroportos de Partida foram Lisboa e Porto.

A www.bestravel.pt é a agência com melhores resultados, apresentando um valor de 93.4%, seguida pela www.topatlantico.pt (91.5%) e www.edreams.pt (90.2%).

Os Sites estão bem, mas podem ser melhorados

Uma vez que todas as agências mencionadas neste artigo são empresas online, o site é um fator importantíssimo. O cliente tem que ser capaz de visualizar as ofertas e conseguir fazer reservas e pagamentos sem grandes complicações ou problemas. Um site atrativo, claro e bem organizado também é importante, mas não determinante. Para o cálculo desta categoria analisámos a clareza, as opções de pesquisa, a exibição de resultados, as reservas e o serviço & transparência.

Para podermos dizer se o site era claro, verificámos onde se apresentavam as ofertas (primeira página, é preciso procurar), se existe a possibilidade de ter uma conta, se é possível guardar ofertas para mais tarde rever (o chamado “wishlist”), a existência de publicidade e pop-ups e por fim também análises o site em geral em termos de clareza, estrutura e apresentação.

Nas opções de pesquisa, observámos se é possível selecionar parâmetros como vista, tipo de catering, hotel, avaliação & recomendações, localização, entre outros.

Para a exibição dos resultados, observámos se era possível ver fotografias do hotel e dos quartos, se havia uma descrição do hotel e de todas as suas comodidades, se podíamos ver a localização do hotel num mapa, entre outras coisas.

Já nas reservas, analisámos se o processo era lógico e intuitivo, quais os dados finais que apareciam, se havia a possibilidade de adquirir seguro e se este mesmo já estava pré-selecionado, entre outros critérios.

Por fim, no serviço & transparência, procurámos pelas FAQ, os tipos de cancelamento, os termos de uso e a política de privacidade.

Nesta categoria, a www.logitravel.pt é a empresa que mais se destaca, sendo a única com valores acima dos 80% (81.6%).

A Oferta é a categoria com resultados mais dispersos

 Nesta categoria, como explicado brevemente acima, testámos 5 cenários: Palma de Maiorca (Espanha), Creta (Grécia) Maurícia, Buenos Aires (Argentina) e Japão. Verificámos também qual o número de ofertas disponível para cada operador.

Foi também tido em conta se era possível reservar voos, hotel, Voo + hotel, cruzeiros, carros e apartamentos de férias.

A www.edreams.pt é a agência melhor classificada, com um resultado considerado bom (80.5%). É também a única apresentar valores acima dos 80%.

O Atendimento ao Cliente é o mais fraco dos 4 critérios, apresentando valores negativos

Nesta categoria, avaliámos o atendimento pelo telefone e no próprio site.

Para o atendimento pelo telefone, efetuámos 5 chamadas telefónicas para cada um dos operadores, questionando perguntas referentes a viagens como métodos de pagamento e deslocamento aeroporto – hotel, entre outros. O Serviço e a Competência foram os principais pontos tidos em conta no cálculo da nota final. Um ponto a destacar é que o número de apoio ao Cliente da Abreu Express é o mesmo da Abreu (pelo que não se pôde avaliar), a Kayak não dispõe de atendimento telefónico e a Momondo apenas dispõe de um número internacional (o que aumenta o preço da chamada). Assim, estas três agências não foram avaliadas nesta subcategoria.

Já o apoio ao cliente pelo site, verificámos se havia informação acerca da linha telefónica, email, formulário de contacto, chat, entre outras opções.

A Bestravel.pt é a grande vencedora – A Única com valores acima de 80%

Olhando para a classificação global, apenas uma agência apresenta valores acima de 80 % – a www.bestravel.pt com 82.6%. A ocupar o pódio encontra – se também a www.logitravel.pt  (79.6%) e a www.topatlantico.pt (79.2%)

Resultados das subcategorias

Poderá encontrar em seguida as classificações obtidas nas diferentes categorias avaliadas. Serão apresentadas as três cadeias melhor classificadas em cada categoria.

Atendimento ao Cliente

  Empresa Classificação Info
1 logitravel.pt 93.0% 18.6 | Muito Bom
2 topatlantico.pt 91.4% 18.3 | Muito Bom
3 abreuexpress.com 87.1% 17.4 | Muito Bom

Preços

  Empresa Classificação Info
1 Bestravel.pt 93.4% 18.7 | Muito Bom
2 topatlantico.pt 91.5% 18.3 | Muito Bom
3 edreams.pt 90.2% 18.0 | Muito Bom

Oferta

  Empresa Classificação Info
1 edreams.pt 80.5% 16.1 | Muito Bom
2 Bestravel.pt 78.0% 15.6 | Muito Bom
3 destinia.pt 78.0% 15.6 | Muito Bom

Site

  Empresa Classificação Info
1 logitravel.pt 81.6% 16.3 | Muito Bom
2 Bestravel.pt 77.6% 15.5 | Muito Bom
3 destinia.pt 77.2% 15.4 | Muito Bom