As melhores oficinas 2022
O serviço de rapração automóvel é uma grande preocupação dos consumidores portugueses, dado o rácio de mais de 550 automóveis por 1.000 habitantes. Muitos consumidores recorrem a serviços multimarca, que são considerados menos dispendiosos.
Tal fato levou o Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP) a realizar um extensivo inquérito online para entender a relação dos portugueses com este tipo de serviço, quais as suas preferências e quais são as redes de oficinas preferidas.
Mais de metade dos portugueses inquiridos afirmou que gasta até 120€ por mês com o seu carro (excluindo combustível). O montante gasto em reparação e manutenção é substancial e os consumidores devem ter a certeza de obter o melhor serviço possível.
As oficinas avaliadas
Para a selecção da rede de oficinas a avaliar, considerou-se o peso da mesma no mercado, o número de lojas e a localização. Foram avaliadas as seguintes:
- A Oficina
- Bosch Car Service
- Control Auto
- Euro Repar
- FeuVert
- L’auto E.Leclerc
- MForce
- Norauto
- Rino
- Roady
- Topcar
A MForce cresceu fortemente quanto à sua presença em Portugal durante o último ano. A maioria das suas oficinas foi rebatizada de Midas para MForce. Assim, o conhecimento desta marca por parte do cliente está também sujeito ao desempenho passado sob a marca Midas.
Para a rede de reparação Rino não obtivemos classificações suficientes, pelo que não a incluímos nos resultados finais.
Critérios Avaliados
Para realizarmos uma avaliação justa e verdadeira, dezassete critérios foram avaliados, contando com o mesmo peso na classificação final. Os critérios foram os seguintes:
Aparência
- A oficina foi fácil de encontrar?
- O exterior da oficina tinha bom aspecto?
- A aparência dos funcionários era adequada?
- Havia suficientes lugares livres de estacionamento?
- A oficina estava limpa e arrumada por dentro?
Serviço ao Cliente e Aconselhamento
- Os funcionários foram prestativos?
- Foi fácil conseguir uma marcação?
- O tempo de espera na oficina foi adequado?
- Os funcionários eram simpáticos?
- Na sua opinião, o serviço foi bom?
- Considera que os funcionários eram competentes?
- Foi devidamente aconselhado?
- Foram-lhe dado conselhos específico?
Oferta e preços
- A relação preço-qualidade foi apropriada?
- Achou o orçamento justo?
Em geral
- Sentiu que, no geral, foi bem tratado?
- No geral, está satisfeito com a oficina?
Funcionários fazem a diferença
Dos 17 critérios avaliados no nosso inquérito, os relacionados com os funcionários das oficinas foram dos mais bem avaliados. Os Portugueses consideram que, no geral, todos são bastante prestativos e simpáticos. A localização das oficinas também foi bastante louvada. Critérios relacionados com preços, por sua vez, foram os piores avaliados.
Norauto em 1º, seguido de Bosch Car Service e MForce
As oficinas norauto foram as melhores avaliadas em 15 dos 17 critérios. A Bosh Car Services aparece em 2º lugar, seguido pela MForce. A OFICINA e a Control Auto também foram bem classificadas.
Avaliando apenas as opiniões do público feminino, a Norauto lidera mas com uma margem muito pequena em relação à A Oficina e Bosch Car Service, que alcançam ambos o mesmo resultado.
Resultados das subcategorias
Oficinas preferidas pelas mulheres
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | Norauto | 87% | 17,3 | Muito bom |
2 | A Oficina | 86% | 17,3 | Muito bom (2º lugar) |
3 | Bosch Car Service | 86% | 17,3 | Muito bom (2º lugar) |