As melhores oficinas de reparação de vidro automóveis em Portugal
Uma pedrinha que lasca o pára-brisas pode acontecer quando menos espera – basta estar numa estrada, em alguma velocidade e haver algum vento. Qualquer tipo de dano neste vidro tem que ser avaliado e reparado ou substituido. Esta avaliação dessa ser feita por peritos mas quão fiável é o julgamento das oficinas de vidro automóvel? Num estudo recente, o CGIP analisou mais de perto cinco fornecedores.
As seguintes redes de oficinas de vidro automóvel incluídas no teste foram:
- Caetano Glass
- Carglass
- Express Glass
- Glass Drive
- NewCar
Foram efetuadas 15 visitas mistério para avaliar individualmente o desempenho de cada loja das redes de oficinas selecionadas. Todas as visitas tinham a particularidade de serem casos reais, isto é, todos os carros pertencentes aos clientes mistério tinham pequenos danos no pará – brisas. De modo a se avaliar todas as lojas de uma forma justa e homogénea, selecionaram – se regiões onde a presença das 5 marcas fosse forte. As zonas selecionadas foram então Aveiro, Lisboa e Porto.
Os dados recolhidos foram categorizados em dois principais critérios, tendo cada um o seu peso:
Serviço: Os clientes do teste foram tratados de uma forma amigável e cortês? A oficina causou um impressão positiva? O tempo de espera e a atenção dos trabalhadores foram aceitáveis? (63% do valor total)
Aconselhamento e avaliação: os danos foram correctamente diagnosticados? A avaliação foi feita de forma profssional e competente? (37% do valor total)
Resultados globais: O aconselhamento é bom, mas precisa de ser melhorada
Os resultados globais da avaliação em si, em todas as marcas, foram inferiores aos valores obtidos no serviço. Por vezes, por exemplo, foi indicado que toda a informação seria enviada por e-mail, o mesmo não se sucedeu. Em raras excepçóes, a avaliação e o método de reparação recomendado não foram os correctos.
Alguns dos critérios avaliados pelos nossos técnicos foram:
Atendimento telefónico
- O funcionário faz-lhe perguntas gerais sobre os danos?
- O empregado faz-lhe perguntas sobre o tipo de seguro que possui (seguro adicional de quebra de vidro)?
Atendimento presencial
- O funcionário fez-lhe mais alguma pergunta sobre o seu seguro?
- O funcionário justificou o seu diagnóstico?
- O funcionário indicou as características do vidro?
- O funcionário informou da importância de uma boa visibilidade do condutor (o defeito não deve estar no campo de visão)?
- O funcionário perguntou há quanto tempo o vidro se encontrava naquela situação ?
- Recebeu, sem perguntar, um relatório detalhado da avaliação feita?
- A proposta de resolução foi a correcta (avaliado pelos analistas CGIP)?
NewCar foi vencedor, seguido de GlassDrive
A NewCar foi a empresa que mais se destacou, alcançando o primeiro lugar geral. Foi também a empresa melhor classificada na secção de Aconselhamento e avaliação. Já no serviço, a Glass Drive é a vencedora.
A Caetano Glass alcançou a terceira posição geral, também devido ao muito bom desempenho no serviço ao cliente.
Resultados das subcategorias
A seguir listamos os resultados das subcategorias.
Classificação por aconselhamento
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | NewCar | 84,4% | 16,9 | Muito bom |
2 | Glassdrive | 77,8% | 15,6 | Bom |
3 | Caetano Glass | 76,7% | 15,3 | Bom |
Classificação por serviço ao cliente
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | Glassdrive | 84,1% | 16,8 | Muito bom |
2 | Express Glass | 81,9% | 16,4 | Muito bom (2º lugar) |
3 | Caetano Glass | 81,9% | 16,4 | Muito bom (2º lugar) |