Entregas em casa – supermercados. Quais os melhores?

Entregas em casa – supermercados. Quais os melhores?

Há muito que se passou das pequenas mercearias para os grandes hipermercados. Cada vez mais completos, os supermercados vendem uma variedade de produtos e muitas são as opções.

A entrega de comida ao domicílio é uma realidade cada vez mais presente na nossa sociedade. Isso foi sentido de uma forma ainda mais intensa durante o início deste ano, com a pandemia do Covid 19 prsente na nossa sociedade. Para além de práticas, as compras online, permitem ao consumidor fazer escolhas mais conscientes e benéficas.

As opções disponíveis no mercado são muitas. Para que os consumidores portugueses possam tomar a melhor decisão possível, a CGIP testou as principais redes de supermercados a atuar em Portugal. Foram eles:

  • Auchan
  • Continente
  • El Corte Inglés
  • Pingo Doce
  • Spar.

O Intermarché não pode ser avaliado pois, devido à pandemia vivida, não tinha o seu serviço de delivery a funcionar.

Como testamos os serviços de entrega de mercearia

Os critérios avaliados foram

  1. os preços e condições (peso de 20%)
  2. a variedade de produtos (peso de 20%)
  3. a usabilidade do site (peso de 20%)
  4. a entrega (peso de 30%)
  5. o serviço ao cliente (peso de 10%).

A metodologia utilizada foram compras mistério e uma análise extensa por parte dos nossos analistas.

Preços: Auchan e Continente são líderes

Para a análise dos preços, considerou – se uma gama de produtos como pacote de leite, cereais, pizza congelada, fruta, legumes, cerveja, garrafa de água, entre outros. Já na avaliação dos termos e condições, verificou – se se havia um valor mínimo de encomenda, qual esse valor, a taxa de encomenda e a clareza das condições de entrega.

O Auchan foi o supermercado que mais se distinguiu nesta categoria. Sem contabilizar os descontos, o Pingo Doce alcançou o segundo lugar. Mas, se incluirmos descontos e promoções, o Continente aproxima – se bastante do primeiro classificado, ficando em segundo lugar.

Os descontos e promoções são um elemento tido em conta pelas famílias portuguesas na escolha do supermercado. O mesmo também se aplica às compras online. O Continente oferece bastante descontos e promoções, mas sem eles, o preço geral dos produtos é mais elevado que nos outros supermercados. Os restantes supermercados analisados não oferecem um número tão grande de promoções e descontos. Podemos concluir que o Continente parece ter uma abordagem diferenciada em relação ao preço.

Como não sabemos, se os descontos são “permanentes” ou apenas temporários, excluímos os descontos da nossa análise.

Continente com a maior variedade de produtos

O Continente aparece como o grande vencedor desta categoria. Foram avaliados o leque de produtos disponíveis na loja online como a existência de peixaria, congelados, frutas & legumes, padaria, pastelaria, produtos sem lactose, produtos biológicos, entre outros. Também se verificou o número de produtos oferecidos de marcas bem conhecidas no mercado.

Como mencionado, o Continente alcançou a primeira classificação, seguido pelo Auchan e Pingo Doce.

Continente destaca – se no site

Para esta categoria, a CGIP analisou:

  • estrutura de navegação
  • opções de pesquisa e filtros
  • informação disponível sobre o produto
  • transparência sobre informações importantes
  • opções de pagamento
  • funcionalidade de serviço usabilidade geral do sítio.

O Continente foi o melhor classificado, seguido pelo Spar.

Serviço de entrega: Continente antes de Auchan

É claro que a entrega em si é muito importante para os serviços de entrega ao domicílio de mercearia. Para a podermos avaliar, verificámos critérios como embalagem, integridade da entrega, pontualidade e as opções de entrega (no mesmo dia, possibilidade de recolha em loja, horários disponíveis e se entregam aos domingos).

A metodologia usada para testar este serviço foram as compras mistério; a CGIP encomendou um cabaz de produtos (congelados, frescos, frágeis) de cada serviço de entrega e recorreu aos seus colaboradores para as receber (em diversos pontos do país).

O Continente foi o melhor classificado, com uma nota de 86%, seguido pelo Auchan.

Spar com o melhor atendimento ao cliente

Na categoria de atendimento ao cliente, o Spar é o supermercado que mais se destacou, seguido pelo Auchan.

Neste ponto, duas sub categorias foram avaliadas: o atendimento telefónico e as opções de contacto. Para o primeiro, recorreu-se às chamadas mistério onde se avaliou os colaboradores da linha de apoio ao cliente; considerou – se a rapidez em atender, a simpática e atenção e o profissionalismo.

Já nas opções de contacto, a CGIP procurou avaliar a existência de uma linha de apoio (telefone e online); disponibilidade e horário das mesmas e ainda formulário de contacto.

Auchan como o campeão

Tendo em conta todos os critérios, com base no nosso modelo de estudo, a Auchan foi a vencedora do nosso abrangente estudo. O segundo e terceiro classificado foram o Continente e o El Corte Ingles, respectivamente.

Resultados das subcategorias

Poderá encontrar, em seguida, as classificações obtidas nas diferentes categorias avaliadas. Serão apresentadas apenas os melhores classificados em cada um delas.

Preço

  Empresa Classificação Info
1 Auchan 95% 19.1 | Muito Bom
2 Pingo Doce 90% 18.1 | Muito Bom
3 Spar 87% 17.4 | Muito Bom

Variedade da oferta

  Empresa Classificação Info
1 Continente 100% 20.0 | Muito Bom
2 Pingo Doce 95% 19.0 | Muito Bom
3 Auchan 95% 19.0 | Muito Bom

Site - Usabilidade

  Empresa Classificação Info
1 Continente 95% 18.9 | Muito Bom
2 Spar 90% 18.0 | Muito Bom
3 Auchan 86% 17.2 | Muito Bom

Entrega

  Empresa Classificação Info
1 Continente 86% 17.2 | Muito Bom
2 Auchan 81% 16.2 | Muito Bom
3 Pingo Doce 79% 15.9 | Bom

Apoio ao Cliente

  Empresa Classificação Info
1 Spar 90% 18.1 | Muito Bom
2 Auchan 77% 15.4 | Bom
3 El Corte Inglés 76% 15.2 | Bom