As melhores seguradoras auto 2023
Se tem um carro, tem que pagar obrigatoriamente um seguro. Em Portugal, todos os veículos que circulem na via pública têm que ter um seguro de automóvel. Esta proteção obrigatória está limitada apenas à cobertura de responsabilidade civil, i.e, a seguradora pagará os danos corporais e materiais causados por um sinistro automóvel, em que esteja envolvido, a terceiros (que se encontrem dentro ou fora do veículo) até um valor máximo, estipulado por lei. Assim, não estão cobertos danos causados ao condutor, ao veículo ou ainda quebras isoladas de vidros. Torna – se, por isso, essencial adquirir um seguro com coberturas extras.
Segundo o ACP (Automóvel Clube de Portugal), seis grandes fatores influênciam o preço deste tipo de seguro: número de acidentes que o condutor já esteve envolvido, anos de carta de condução, idade do condutor, local de circulação, o tipo de automóvel e o ano de matrícula do carro. O preço é um fator de grande peso na escolha deste tipo de produto mas não é o único. Fatores como simulador, serviço de atendimento ao cliente e produtos devem ser analisados e comparados quando se está a escolher um seguro de carro.
O CGIP – Consumer Guidance Institute Portugal – analisou as principais ofertas de seguros para veículos que estão disponíveis em Portugal. Das 20 marcas inicialmente selecionadas para análise, apenas 10 puderam efetivamente ser analisadas. Os motivos desta redução devem-se ao tempo de demora para apresentar propostas ou a existência de entraves na contratação do produto (ter conta em X banco por exemplo).
As seguradoras analisadas foram então:
- Ageas
- Caravela
- Fidelidade
- Logo
- Mapfre
- N Seguros
- Ocidental
- OK! Teleseguros
- Seguro Continente
- Tranquilidade
Metodologia
Desenvolvemos um modelo de análise que engloba os principais critérios a avaliar para a escolha de um seguro auto. Identificámos quatro pilares essencias, sendo estes:
- Preços
- Produtos
- Site e Simulador
- Serviço de apoio ao cliente
Consideramos que todos os pontos são de extrema importância, mas identificámos que a oferta de produtos e coberturas adicionais é um critério menos valorizado que os outros. Por conseguinte, esse fator apresenta um peso de 10% no modelo final; o peso de cada um dos restantes critérios é de 30%.
A seguradora Ageas destaca – se por ser a única a ter como opção a inclusão de seguro de pneus. Para a análise de produtos & coberturas adicionais verificámos as ofertas das seguradoras, as condições gerais e especiais e os tipos de proteção oferecidos.
Preços
Os preços são uma parte importantes quando se adquire um produto. No caso dos seguros, é necessário analisar o que realmente é oferecido pela seguradora. Para tal, definimos três pacotes que cobrissem as principais necessidades dos consumidores. Realçamos que utilizamos o mesmo perfil para todas as análises, i.e, modelo de carro, matricula, perfil condutor. Entre as tarifas de cada empresa, identificámos a oferta mais sensível ao preço que satisfazia as necessidades de cobertura do respectivo perfil. Este preço foi utilizado para a análise do perfil.
Os sistemas de bónus e malus influênciam também o preço, embora numa perspectiva mais a longo prazo. Para a sua análise, mensurámos o bónus máximo possível e o tempo mínimo para atingir o bónus máximo.
Nesta categoria, a seguradora Logo destaca – se dos seus principais concorrentes.
Site e Simulador
Cada vez mais o mundo digital tem ganho importância. Informações que antes eram transmitidas por agentes e que necessitavam de deslocações a lojas ou telefonemas, agora são obtidas em poucos segundos. A transparência e a usabilidade são a chave para uma boa experiência do cliente e o layout e a informação contida permitem que os consumidores façam a melhor escolha.
Praticamente quase todas as seguradoras oferecem algum tipo de simulador no seu site. Para este ponto analisámos a existência do mesmo, a sua funcionalidade e dados pedidos.
As seguradoras com melhores resultados nesta secção foram N Seguros, Tranquilidade e Logo.
Serviço de apoio ao cliente
Este tipo de serviço é bastante abrangentes e os operadores têm que estar preparados para responder a dúvidas sobre os produtos, prestar assistência, regularizar situações, etc. Recorremos ao uso de chamadas e e-mails mistério para quantificarmos este ponto.
O serviço prestado foi geralmente muito bom, havendo apenas algumas falhas. A principal fraqueza passa pela demora em obter uma resposta via email / formulário de contacto. A seguradora Logo aparece, mais uma vez, como líder.
Resultados detalhados
Duas empresas destacaram – se neste estudo:
Logo, líder deste estudo. Para além de um excelente resultado global, a empresa destaca – se pelos preços praticados e no serviço de atendimento ao cliente.
Tranquilidade, a segunda classificada. Obteve óptimos resultados a nível geral e nos pontos preços, nomeadamente o sistema de bónus e malus.
OK! Teleseguros é a terceira classificada. Tal, deve – se principalmente o seu ponto forte que são os preços praticados.
Mais empresas apresentaram pontos fortes, como a boa relação preço/qualidade da Fidelidade.
Resultados das subcategorias
Preço / qualidade
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | Logo | 96% | 19,1 | Muito bom |
2 | Tranquilidade | 82% | 17,9 | Muito bom |
3 | Fidelidade | 79% | 15,8 | Bom |
Atendimento ao cliente
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | Logo | 100% | 20,0 | Muito bom |
2 | Tranquilidade | 96% | 19,3 | Muito bom |
3 | Seguros Continente | 90% | 18,0 | Muito bom |
4 | N Seguros | 90% | 18,0 | Muito bom |
5 | OK! teleseguros | 90% | 18,0 | Muito bom |
6 | Caravela | 86% | 17,3 | Muito bom |