O nosso objectivo: Determinar a melhor escolha de produtos, serviços e marcas para os consumidores portugueses.

Os setores que testamos são tanto diversos como variados, a fim de que possamos proporcionar uma clara assistência em todas as áreas, cobrindo assim as diferentes necessidades do consumidor. Quer se tratem de provedores de rede móvel, assinaturas de TV, lojas de bricolage ou seguros de viagem, testamos as maiores e menores empresas que oferecem o mesmo produto/serviço no mercado português.

Convencidos da necessidade de diálogo entre o consumidor e o produtor / fornecedor, propusemo-nos o objetivo de transparência e comunicação entre as várias partes. Entre outras coisas, com as nossas análises, as empresas encontram formas de melhorar o seu serviço de atendimento ao cliente e identificar as falhas detetadas pelos seus clientes. Os consumidores, por sua vez, encontram um veículo através do qual podem afirmar as melhorias a serem aplicadas ao produto ou serviço.

Marcado em branco e ouro, o Prémio Os Melhores Hoje identifica os melhores produtos, serviços, marcas ou empresas de nossos estudos. Os consumidores utilizam-no como guia na hora de fazer uma escolha.

Por uma questão de transparência, incluímos os seguintes elementos no selo

  • Tema do estudo
  • Resultado da pontuação e/ou classificação geral ou em uma seção testada (por exemplo, atendimento ao cliente)
  • Nome da empresa ou filial testada, se aplicável (opcional)
  • Número total de empresas testadas
  • Período de ensaio
  • Tipo de teste

O uso do nosso Prémio Os Melhores Hoje é estritamente limitado a produtos, serviços e empresas com desempenho superior, e somente as empresas que possuem licença para usar o nosso prémio estão autorizadas a usá-lo.

Para as empresas autorizadas a utilizar o Prémio Os Melhores Hoje existem múltiplos benefícios:

  • Eles podem convencer novos clientes
  • Podem confirmar a escolha dos seus clientes existentes
  • Podem agradecer e motivar os seus colaboradores
  • Podem atrair novos empregados

Para o nosso Prémio Os Melhores Hoje, utilizamos um sistema baseado na classificação portuguesa. Os resultados das nossas análises são convertidos de um valor percentual para uma pontuação de 0 a 20 – como no sistema de classificação português.

No centro da nossa atividade, está um entendimento claro e direto dos nossos estudos, que contrasta com estudos mais difusos e que deixam o resultado final sem qualquer impacto direto, quer para o produtor do produto ou serviço, quer para o consumidor final.

Conhecidos e compreendidos pelos consumidores, atribuímos prémios aos vencedores dos nossos estudos e estabelecemos uma classificação de 0 a 20 pontos, o que nos permite associar facilmente o desempenho do produto ou serviço testado ao resultado final.

Muito bom = 16 – 20 pontos

Bom = 14 – 15.9 pontos

Suficiente = 10 – 13.9 pontos

Insuficiente = 6 – 9.9 pontos

Mau = 0 – 5.9 pontos

O processo de avaliação é acessível à pessoa/empresa em questão em cada fase da análise, e a metodologia do estudo é definida no início do mesmo.

Encontrar os melhores produtos e serviços para os consumidores portugueses, realizamos 4 tipos de testes diferentes, que por sua vez podem ser utilizados separadamente, ou combinados.

  1. Análises laboratoriais
  2. Inquéritos / sondagens
  3. Análise de dados
  4. Compras mistério

Apresentamos em seguida, uma revisão detalhada destes testes.

Análises laboratoriais

Representam uma base científica sólida para os testes de ponta: na medida do possível, também fazemos a análise de produtos em laboratório, recorrendo principalmente a quatro tipos de análise:

  • Análises orgânicas
  • Análises inorgânicas/minerais
  • Análises laboratorial do funcionamento e fiabilidade
  • Análises sensoriais

Nas análises orgânicas, são testados os ingredientes desejados e os ingredientes ou poluentes indesejáveis, e dependendo do problema, podem ser utilizados métodos de medição diferentes.

Nas análises inorgânicas, os produtos são testados de acordo com os seus constituintes, e damos especial atenção aos componentes críticos, como por exemplo, a presença de substâncias cancerígenas, como o são os plastificantes (PCB).

Não realizamos apenas análises de substâncias, mas levamos a cabo testes de desempenho de produtos, sob condições laboratoriais específicas.

No sentido de identificarmos determinadas características dos produtos, tais como o desenvolvimento de forças nas superfícies cortantes, o desenvolvimento de calor ou o comportamento durante os testes de resistência, são desenvolvidos os dispositivos de análise necessários para o efeito. Com a sua utilização, os dados de medição necessários para as investigações, podem ser gerados em condições laboratoriais.

As propriedades gustativas dos alimentos são examinadas através de análises sensoriais, quer seja pela utilização de procedimentos qualitativos por indivíduos treinados, quer seja pela utilização de testes quantitativos de medição em massa.

Os dados adquiridos são integrados num modelo de teste pré-desenvolvido, permitindo assim a utilização de um modelo de classificação para a comparação dos produtos analisados.

Inquéritos

Levantamento de opiniões através de inquéritos a clientes

Os inquéritos são geralmente utilizados para recolher a opinião das pessoas. Em alguns casos, também são recolhidos dados sociodemográficos, tais como o género ou o rendimento dos inquiridos.

A qualidade dos inquéritos depende do desenho base do questionário. Quanto mais exata for a formulação da pergunta, mais exata será a avaliação das respostas. No entanto, apesar de não ser possível garantir que os inquiridos compreendam sempre as questões da mesma forma, é possível reduzir as fontes de erro.

Uma amostragem significativa garante qualidade

A qualidade dos inquéritos depende do número de inquiridos. Para garantir a relevância das respostas, os institutos CGG utilizam frequentemente critérios/filtros de seleção, de forma que os inquiridos que não se enquadram no perfil desejado, são eliminados.

Em geral, não é possível afirmar o número razoável de inquiridos para a amostragem. As estatísticas utilizam o conceito de erro de estimativa (do qual deriva uma possível representatividade) para expressar um tipo de qualidade medida pelo número de inquiridos. O próprio erro de estimativa, baseia-se em muitos pressupostos gerados a partir da própria amostra.

Os institutos CGG normalmente visam cerca de 1.000 entrevistas em inquéritos que abrangem toda a população, sendo que para assuntos mais específicos, são selecionadas amostras de menor dimensão.

Como resultado, os inquéritos refletem as opiniões dos inquiridos, que no caso dos inquéritos da CGG são por norma clientes, representando assim um indicador importante da qualidade dos produtos, serviços e empresas.

Análise de dados

Pesquisa interna detalhada para comparações relevantes ao cliente.

A pesquisa extensiva, é parte integrante de quase todos os testes, uma vez que a escolha de produtos, serviços e fornecedores, exige frequentemente uma investigação aprofundada.

A principal fonte de pesquisa é a informação dos fornecedores sobre os seus próprios produtos, serviços e ofertas, como por exemplo a informação disponibilizada na embalagem do produto ou nas páginas web da marca ou da oferta. A maior parte destas informações é juridicamente vinculativa e permite a realização de avaliações iniciais significativas.

Outras fontes de pesquisa são os inquéritos específicos, por exemplo dos próprios fornecedores, concessionários ou prestadores de serviços, que por si só, têm em muitas situações, interesse em fornecer alguns dados. Na verdade, em muitos casos, você é apenas parte de uma investigação que se pode tornar relevante num momento posterior. No entanto, a política da empresa em causa é decisiva a este respeito.

A pesquisa é realizada por colaboradores dos institutos CGG, e em algumas situações raras, são adquiridos dados secundários, principalmente por estes não existirem na forma em que necessitamos deles.

Compras mistério

Durante as designadas compras mistério, os clientes mistério são treinados e instruídos a perceber uma oferta de uma determinada forma. Normalmente, o cliente pode deslocar-se até uma loja, ligar para uma linha de assistência, passar a noite num hotel, etc., beneficiando assim do próprio serviço a testar.

Os clientes mistério devem seguir os modelos de conduta prescritos previamente durante os testes. Se, por exemplo, o serviço de aconselhamento ao cliente de uma loja for o objeto do teste, os clientes mistério no local deverão focar-se em tópicos comparáveis e confrontar os funcionários com a mesma questão.

Isso garante a comparabilidade dos resultados. Cada cliente mistério experiencia as mesmas situações e testa a oferta e/ou o fornecedor, pelo que os seus resultados são posteriormente avaliados tendo por base critérios predefinidos.

Com base nos resultados individuais e na ponderação das questões individuais das áreas testadas, é possível uma comparação detalhada dos prestadores de serviços.

Em Portugal, temos uma rede de mais de 4.000 clientes mistério, abrangendo todas as partes do país.

Um dos nossos pontos fortes é a nossa extensiva rede de clientes mistério por toda a Europa. Estes são geocodificados e selecionáveis de acordo com os critérios sociodemográficos e de qualidade.

As compras mistério normalmente envolvem empresas de teste, unidades de negócio ou serviços, sendo que os produtos individuais raramente são objeto de análise nas compras mistério.