Consumidores informados tomam melhores opções. O número de produtos, serviços, marcas e fornecedores continua a crescer. A existência da internet também torna mais fácil para os consumidores acompanharem e acederem a todas estas ofertas. Apenas quem for entendido num determinado produto/serviço/marca/fornecedor ou quem tenha contactado com ele durante um longo período é que poderá tomar as “melhores” decisões sobre a sua compra ou utilização.

A Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP) tem como finalidade apoiar os consumidores nas suas escolhas, através de análises objetivas. Ao determinar os melhores produtos e serviços na perspetiva dos consumidores, conseguimos por outro lado mostrar aos fornecedores como é que estes podem melhorar. Afinal de contas, os clientes são quem determina o sucesso presente e futuro de uma empresa.

A Consumer Guidance Institute Portugal pertence ao Consumer Guidance Group (CGG), que existe por toda a Europa há já uma década, e que conta com alguns institutos de investigação do consumidor. Nesse sentido, existe por toda a Europa, a necessidade de um apoio neutro e objetivo por parte dos consumidores no que toca às suas escolhas.

Para as nossas análises, utilizamos métodos objetivos e subjetivos, que nos permitem determinar as melhores opções para os consumidores. Pode encontrar mais informações sobre as nossas metodologias aqui.

Os métodos objetivos baseiam-se em análises laboratoriais, compras mistério ou investigação. Todos partilham o facto de serem aplicados de acordo com um procedimento padrão e standardizado para todos os produtos e serviços a serem testados, bem como o facto dos seus resultados serem avaliados através de modelos de teste objetivos. Tudo isto gera duas conclusões bastante importantes e necessárias para uma recomendação qualificada:

  • A comparação efetuada é justa porque se baseia em casos teste idênticos para todos os produtos e serviços analisados;
  • A comparação é compreensível.

Em laboratório, utilizamos métodos mecânicos para testar, por exemplo, o desempenho de equipamentos de perfuração ou a durabilidade das ferramentas. A utilização de métodos de análise orgânica permite-nos mais concretamente analisar e avaliar o conteúdo de alimentos e rações animais. Já os métodos de análise inorgânica são utilizados para verificar a presença de substâncias nocivas, ou por exemplo, o comportamento de dispersão de tintas. Também utilizamos análises laboratoriais sensoriais para determinar a qualidade gustativa dos alimentos.

Os métodos subjetivos são baseados na opinião pessoal dos nossos painelistas relativamente a um produto/serviço. No fundo, são inquéritos que relatam impressões pessoais, sentimentos e sensações/sentimentos percecionados. Os métodos subjetivos permitem a comparação entre produtos e serviços, desde que utilizadas as mesmas escalas para avaliar todos os produtos e serviços em análise. Por exemplo, empresas com maior nível de satisfação do cliente, ou com maior nível de confiança do cliente podem ser determinadas como resultados destes métodos.

Enquanto que nos métodos objetivos a base de comparação é idêntica, nos métodos subjetivos, é idêntica apenas a escala de comparação. Os métodos subjetivos permitem comparações, mas produzem resultados menos precisos relativamente aos métodos objetivos.

Teste laboratorial ao desempenho de uma perfuradora: qual dos equipamentos é mais preciso e mais duradouro?

Teste gustativo em laboratório sensorial: o que sabe melhor?

Testes baseados em compras mistério: quem tem o melhor serviço, o melhor aconselhamento e os melhores preços?

Atuamos de forma totalmente independente das empresas testadas e levamos a cabo todos os testes de forma absolutamente neutra, e de acordo com critérios relevantes ao consumidor. Não trabalhamos para uma empresa, mas selecionamos todos os participantes dos estudos e os métodos de teste de forma independente e de acordo com o mercado. Financiamo-nos exclusivamente através da venda dos resultados dos nossos estudos, bem como através do licenciamento dos nossos testes e selos de qualidade.

A neutralidade é a base das nossas atividades empresariais. Destacamo-nos pelo desenvolvimento de modelos de teste justos e relevantes, pelos consumidores independentes e painelistas participantes, bem como pela implementação de testes de alta qualidade.

Contacte-nos para mais informações!