Supermercados de maior confiança

Supermercados de maior confiança

Ir ao supermercado para fazer as compras do dia-a-dia é uma rotina para a maioria dos portugueses. Desde a crise do COVID-19 que os serviços de entrega de mercearia têm sido ainda mais utilizados. Mas ir ao supermercado ainda é, de longe, o método preferido dos portugueses para este tipo de compras.

A fim de realçar os pontos fortes e também as fraquezas de cada rede de supermercado e, ainda facilitar a escolha dos consumidores, a CGIP tem estado a analisar o desempenho das principais redes de supermercados. Hipermercados ou formatos muito pequenos de lojas de conveniência, como nos postos de combustível, não foram analisados.

Existe um grande número de rede de supermercados em Portugal; na nossa análise incluimos:

  • Aldi
  • Amanhecer
  • Continente BomDia
  • Continente Modelo
  • Coviran
  • El Corte Inglés
  • Froiz
  • Intermarché
  • Lidl
  • Meu Super
  • Mini Preço
  • MyAuchan
  • Pingo Doce
  • Spar.

A metodologia utilizada foi recorrer a um extenso inquérito com mais de 1.000 inquiridos, onde se avaliou cada marca de supermercado em 15 critérios. Todos os critérios foram igualmente ponderados.

Disparidades entre os resultados dos critérios

Quando comparado os resultados dos 15 critérios, verifica – se que os resultados globais oscilam. Pode- se encontrar tendências entre grupos etários, agregado familiar, tamanho da família e rendimento. Os resultados médios, por critério, são apresentados no gráfico abaixo.

Analisando cada ponto, concluimos que:

O Modelo Continente é líder, entre outros, na variedade de ofertas, na selecção de produtos biológicos e na disponibilidade de ofertas especiais. O Lidl é líder em termos de preço / qualidade e na apresentação de produtos novos e atrativos. O departamento de frutas e legumes do Pingo Doce destaca – se pela frescura e o El Corte Ingles é o melhor classificado quanto apo ambiente e à exposição de produtos.

O Continente é o escolhido pelos cliente, seguido pelo myAuchan

Tendo em conta todos os critérios, o Modelo Continente encontra – se em primeiro lugar, seguido pelo MyAuchan e peloContinente BomDia. O El Corte Inglés e o Lidl estão também bastante bem classificados.

Observando os dados por segmentos, verificamos que os resultados são ligeiramente diferente. As mulheres preferem o MyAuchan e e depois o El Corte Inglés e o Modelo Continente. Já os homens, esses elegem em primeiro lugar o Modelo Continente seguido pelo Continente BomDia. As famílias com filhos põe o MyAuchan no pódio, seguido pelo Modelo Continente.

O grupo etário 40 – 60 anos favorecem o El Corte Inglés e o Lidl, enquanto os consumidores entre os 25 – 40 anos colocam o Pingo Doce entre os 3 primeiros.

Novas ideias para os consumidores, insights para as empresas

Os consumidores podem considerar outras opções de compra de acordo com as suas preferências.

Para os supermercados, estes resultados ajudam a obter uma visão detalhada das experiências dos consumidores por rede de supermercado. Cada marca pode identificar quais os clientes típicos e ainda os pontos fortes e fraquezas de cada rede.