Simuladores de energia: qual o melhor
Desde 2006, Portugal tem vindo progressivamente a abrir o mercado de eletricidade – Os consumidores passaram, então, a ter o direito de escolher o seu fornecedor de gás e eletricidade.
Segundo a Agência para a Energia (ADENE), existem atualmente 22 comercializadores de eletricidade e gás e um total de 149 tarifários. Com toda esta oferta, foram criados simuladores online e portais de comparação de preços e tarifas para que o consumidor possa fazer a escolha mais acertada.
Mas qual website recorrer? E quais fatores a ter em conta? Porque não basta comparar os preços, é preciso ter em conta o tipo de tarifas, ciclo de horários, prazos de fidelização, métodos e condições de pagamento, entre outras coisas. Para que se foque apenas em selecionar o melhor para si, a CGIP, durante o mês de Maio de 2020, analisou e testou os 5 websites de comparação mais utilizados em Portugal:
- Comparamais
- DECO (apenas com sócios)
- ERSE
- Poupa Energia
- Selectra
De modo a apresentarmos os melhores resultados, a nossa análise foi dividida em quatro categorias, tendo cada uma o seu “vencedor”. Para o cálculo final, cada uma das categorias exerceu um peso diferente conforme os nossos parâmetros.
Transparência: Quão acessível são as informações (30% da classificação total).
Preços: Qual tinha a maior oferta (30% da classificação total).
Site: O site é user – friendly, comparação de tarifas, adesão a um novo fornecedor (20% da classificação total).
Atendimento ao cliente: Como é o atendimento e apoio ao Cliente quer pelo telefone quer pelo próprio site (20% da classificação total).
Cada simulador foi analisado rigorosamente pelos nossos colaboradores, recorrendo a padrões e métricas rigorosas. No caso do apoio pelo telefone, recorreu-se a chamadas mistério, onde foram feitas 4 chamadas para cada empresa. Cada uma das chamadas testava um diferente cenário, onde se questionava algumas perguntas referentes a alteração de fornecedores, preços e adesões.
Para a análise dos preços, testámos diversos cenários, incorporando as especificidades do nosso país. Tivemos em conta diferentes localidades, consumos, agregados familiares e tipos de contrato.
Os preços são os grandes campeões – resultados muito semelhantes
Como já referido, os nossos analistas recorreram a diversos cenários, de forma a se poder obter os resultados mais fidedignos. Assim, para o gás, recorreu – se a 5 cenários e para a eletricidade a 8.
Em ambos, as localidades escolhidas foram Chaves, Évora, Faro, Lisboa e Porto. Simulámos com um e dois filhos, apenas um casal e uma pessoa só, com débito direto ou multibanco e com fatura eletrónica ou em papel. No caso da eletricidade, testámos também o tipo de tarifa e a potência contratada e no gás, diferentes escalões de consumo.
Mas ainda assim, a comparação dos preços não é muito fácil. É preciso saber o seu consumo e, muitas vezes, ainda acrescentar os impostos que irão estar presentes na sua fatura. Em geral, todos os simuladores testados, sugerem a mesma tarifa e com o mesmo valor, tirando apenas pequenas diferenças. Estas ocorrem devido a alguns websites já incluírem alguns descontos que o cliente terá.
Após uma análise extensa por parte dos nossos analistas, verificou – se que o site comparamais.pt não apresenta os resultados incluindo impostos (algo que não é mencionado em nenhuma parte do site). Para além de não incluir os impostos, a unidade de gás é medida em cb ft (pé cúbido), o que é algo invulgar. O consumo de gás, normalmente, é medido em m3 ou kwh. Os nossos analistas tentaram adaptar os cenários, recorrendo à conversão 1 cb ft = 0.29 kwh. Mesmo assim, os valores propostos pelo simulador, não estavam correctos. Por todos estes motivos, decidimos, então, não avaliar este portal na categoria preço.
Não se esqueça de incluir TOS = Taxa de Ocupação do Subsolo
A TOS é um imposto sobre o consumo de gás cobrado pelo respectivo município. O seu valor varia de local para local. Tanto a Deco como a ERSE incluem o valor da TOS nos seus simuladores – é pedido ao consumidor que especifique qual a sua localização para que seja possivel ajustar a taxa. Os restantes simuladores testados não incluem este imposto, e por isso, apresentam sempre resultados com valores mais inferiores. No entanto, as tarifas sugeridas são as mesmas.
Os Sites são acessiveis e de fácil compreensão
Para podermos aconselhar qual o melhor portal de comparação, explorámos os sites na óptica do consumidor, para vermos se seriam user friendly. Para além da acessiblidade de navegação, testámos se funcionariam em diferentes ecrãs – computadores, tabletes e smartphones.
Comparámos também o modo com os resultados foram apresentados e o processo de mudança de fornecedor.
Atendimento ao Cliente – Existe espaço para melhorias
Nesta categoria, avaliámos o atendimento pelo telefone e no próprio site.
Para o atendimento pelo telefone (80%), efetuámos 4 chamadas telefónicas para cada empresa, questionando sobre processos de contratação, contratos e fornecimento. O Serviço e a Competência foram os principais pontos tidos em conta no cálculo da nota final.
Já no apoio ao cliente pelo site (20%), verificámos se havia informação acerca da linha telefónica, email, formulário de contacto, chat, entre outras opções.
A Transparência é a categoria com resultados mais dispersos entre os portais
Ter uma visão geral do simulador é essencial para que se consiga aceder aos melhores preços, havendo assim a necessidade de analisar a sua transparência.
Neste ponto, foi então analisada a transparência geral no site (politica de privacidade, informação, FAQ, opção de pesquisa, etc), a pesquisa tarifária (quais os parâmetros existentes), o tipo de filtros e a apresentação de resultados.
Poupa Energia e Selectra com os melhores resultados
O simulador da poupaenergia.pt obteve a melhor classificação global, com um resultado de 87%. É bastante minucioso embora acreditemos que dois aspetos possam ser melhorados: a inclusão da TOS e uma maneira mais fácil de adicionar consumos passados.
O segundo melhor classificado – www.selectra.pt – conseguiu alcançar os 80%. Tem uma apresentação muito boa e um bom atendimento ao cliente. O leque de filtros, parâmetros e opções de pesquisa pode ser melhorado.
O simulador da DECO, embora tenha tido uma boa classificação geral, para poder utiliza- lo, é necessário ser sócio da DECO, o que implica um custo adicional. Esse obstáculo foi tido em conta na nossa análise.
Recorrer ao simulador da ERSE é uma também uma opção, mas não oferece apoio ao cliente nem não é possivel fazer o pedido de mudança de operador.
Resultados das subcategorias
Poderá encontrar, em seguida, as classificações obtidas nas diferentes categorias avaliadas. Serão apresentadas apenas os melhores classificados em cada um delas.
Preços
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | PoupaEnergia | 100% | 20 | Muito Bom |
2 | ERSE | 99% | 19,9 | Muito Bom |
3 | DECO | 99% | 19,8 | Muito Bom |
4 | Selectra | 99% | 19,7 | Muito Bom |
Site
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | Selectra | 82% | 16,3 | Muito Bom |
2 | PoupaEnergia | 81% | 16,2 | Muito Bom |
3 | ERSE | 80% | 14,0 | Bom |
Atendimento ao Cliente
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | Selectra | 77% | 15,5 | Bom |
2 | PoupaEnergia | 76% | 15,2 | Bom |
Transparência
Empresa | Classificação | Info | |
---|---|---|---|
1 | PoupaEnergia | 86% | 17,2 | Muito Bom |
2 | DECO | 71% | 14,2 | Bom |